A profissão mestre de torra não é muito vista pelos consumidores finais do café, porém, nós sabemos a importância que esse profissional possui para entregar o melhor café especial para todos os coffee lovers.
Para que você entenda o que é ser um mestre de torra e todos os atributos dessa profissão, continue lendo esse post e saia daqui sem dúvidas sobre o assunto.
Qual é a função do mestre de torra?
O mestre de torra é responsável por analisar qual é o melhor perfil de torra para a safra após sair do processo de beneficiamento, sua missão é aplicar um tipo de torragem que vai realçar aqui que o grão possui de melhor.
Cada café exige um perfil de torra de acordo com seus atributos e errar a torra pode acabar comprometendo todo o sabor do café assim como toda a cadeia de produção por onde ele passou.
É possível notar a “assinatura” de cada mestre de torra no perfil que ele aplica. Uma mesma amostra de café sendo torrada por dois mestres nunca acabará em um mesmo resultado, pois cada um tem sua forma de trabalhar.
Como me tornar um mestre de torra?
Para se tornar um mestre de torra você precisa estudar sobre o assunto, realizar uma prova da SCA e receber seu certificado.
Uma forma de adquirir conhecimento é realizando algum curso presencial, assim como os cursos de barismo. Você também pode buscar conhecimento por meio de livros, artigos, vídeos e outras fontes de estudo.
Além disso, não podemos deixar de ressaltar a importância de ter acesso a um torrador porque, dessa forma, você poderá praticar até alcançar o resultado necessário para se tornar um bom profissional.
Qual o salário de um mestre de torra?
Como estamos falando de uma profissão, o salário não pode ficar de fora, não é mesmo? Com base em nossas pesquisas e levando em consideração o atual salário mínimo brasileiro, o salário de um mestre de torra pode variar entre R$1.504,00 e R$3.035.
Porém, essa é apenas a faixa média, o valor do salário pode variar conforme inúmeros fatores, como: o lugar onde vai trabalhar, o tipo de trabalho, sua formação, tempo de experiência – por aí vai!
Como é a competição anual brasileira de torra?
Participar do Campeonato Brasileiro de Torra de Café pode ser uma ótima oportunidade para o torrefador testar suas habilidades e conhecimentos. Ela ocorre anualmente com um júri não exclusivamente brasileiro e o vencedor ganha a oportunidade de competir no campeonato mundial (World Coffee Roasting Championship).
Os inscritos da competição devem estudar e planejar o melhor perfil de torra para o café especial oficial do evento e passar por 3 etapas, são elas:
- treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra.
- classificação física do café oficial por defeitos e peneira.
- torra do café oficial, que será avaliado por um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal.
Conheça os mestres de torra do The Kingdom
Além de sermos uma cafeteria local e e-commerce, também somos torrefação desde 2020. Os nossos cafés são curados e torrados pelos mestres de torra Loan Rocha e Chico Artal.
Para você ficar mais por dentro desse processo, vamos deixar um breve depoimento do Chico sobre como ele deu início no mundo do café, até virar mestre de torra e alguns conselhos para quem quer começar:
“Eu entrei no mundo do café em 2013 porque gostava do ambiente de cafeteria. Até então ainda não havia me aprofundado no assunto, porém, em 2015, fiz meu primeiro curso de introdução ao café especial e barismo. Descobri que para uma cafeteria ter identidade ela precisa ter um perfil de torra único e que isso só é possível com um mestre de torra. Eu defino o meu perfil de torra como algo que equilibra os 3 principais pilares sensoriais: acidez, doçura e corpo. Para mim, o equilíbrio é a base do perfil do café do The Kingdom. Se eu pudesse dar um conselho para quem deseja ser um mestre de torra, diria que precisa entender sobre compra de café, perfis de café, visitar fazendas e ter contato com a matéria prima”
Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender mais sobre o assunto. Aqui no nosso blog temos um post sobre o que é café especial que indicamos a leitura caso queira se aprofundar mais no assunto 🙂